terça-feira, 20 de agosto de 2013

Programa Lixo Zero


Não adianta dizer que foi sem querer, pedir para relevar ou recolher rapidamente aquele papelzinho que “escorregou” da mão.

Os agentes do programa Lixo Zero, da Comlurb, que começam hoje a multar quem jogar sujeira em vias públicas do Centro do Rio foram treinados para não ceder às tentativas dos cariocas de se esquivar da nova lei.

Segundo o presidente da Comlurb, Vinicius Roriz, os fiscais foram orientados para não cair nas desculpas mais comuns na hora de jogar lixo no chão.

- Todos eles sabem diferenciar quem deixa cair um papel no chão de quem jogou realmente. Fizemos um treinamento para não termos esse tipo de problema - explica.

Depois do flagrante, não haverá como voltar atrás, garante o presidente da companhia. A multa será aplicada mesmo se o infrator recolher a sujeira. Quem se sentir injustiçado com a punição poderá entrar com um recurso, que vai ser analisado pela própria instituição.


O Lixo Zero começará a ser implantado a partir das 7h de hoje, na Avenida Rio Branco e redondezas, na Cinelândia, no Largo da Carioca e nas ruas Sete de Setembro e da Quitanda e Uruguaiana. As multas vão variar de R$ 98 a R$ 3 mil.http://extra.globo.com/noticias/rio/Roberta Hoertel


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

'Mudanças fazem parte do processo de gestão', diz Beltrame

Comandante da PM é exonerado do cargo
'Mudanças fazem parte do processo de gestão', diz Beltrame
O DIA
Rio - Após uma longa conversa na Secretaria de Segurança, o comandante-geral da Polícia Militar do Rio, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, foi exonerado do cargo, na tarde dessa segunda-feira, pelo secretário de Estado de Segurança José Mariano Beltrame. O secretário está avaliando o nome do sucessor do coronel Erir Costa Filho no comando da corporação.

"Mudanças fazem parte do processo de gestão e devem ser vistas com naturalidade", disse o secretário de Segurança, que destacou o empenho do coronel Costa Filho no período de 1 ano e 10 meses à frente da PMERJ.

"Quero ressaltar o trabalho e a integridade do comandante Costa Filho, além de seu amor à corporação que comandou", destacou o secretário José Mariano Beltrame.

Beltrame diz que pode rever anistia dada a policiais

Neste domingo, José Mariano Beltrame declarou, durante coletiva de imprensa no 15º BPM (Duque de Caxias), que a decisão do então comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, de anistiar policiais que cometeram delitos de “menor potencial ofensivo” desde 4 de outubro 2011 pode ser revogada.
“Eu não gostei da maneira como foi apresentado. Vou cobrar esclarecimentos dele, porque precisamos explicar melhor para a sociedade o que são esses pequenos delitos. A polícia deve trabalhar com transparência”, disse Beltrame. O secretário de Segurança afirmou também que não sabia da decisão, e que foi pego de surpresa.
A PM havia informado no sábado, em nota, que a anistia dada pelo comandante-geral da corporação abrange os policiais que tiveram punição administrativa, aplicada em casos de atraso, faltas ou ausências não justificadas.

Fichas
De acordo com a corregedoria da Polícia Militar, a decisão do coronel Erir livra os policiais das penas, mas suas fichas continuam com as infrações registradas. Para retirar as anotações, é necessário entrar com recurso e ter o seu deferimento.


Diante da repercussão em torno da anistia, integrantes da cúpula da PM já cogitam a queda do comandante-geral. Questionado sobre a possível exoneração do coronel Erir, Beltrame disse que primeiro vai cobrar esclarecimentos dele para poder explicar melhor a sociedade em que circunstâncias essa decisão foi tomada, mas que não faria nenhum “juízo de valor”.

A decisão foi publicada no Boletim Reservado do dia 1º de agosto, e os policiais que estavam detidos podem retornar às ruas. A PM não informou o número de militares beneficiados. A anistia não limpa as fichas funcionais de cada militar, o que impede promoções na carreira, onde conduta exemplar é um dos pré-requisitos.