quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PASTORAL DA SOBRIEDADE

Sobriedade e paz, só por hoje, graças a Deus.
“Sobriedade não é uma simples ausência de álcool e drogas. Sobriedade é uma maneira de viver. A Sobriedade é fundamental para todas as pessoas e para todas as categorias sociais. Muitas vezes, em nossas vidas, sobra sono, comilança, cobiça, vazio afetivo, vazio existencial, desespero, etc.”
 O Apóstolo Pedro já havia recomendado isto: "Sede sóbrios e vigiai"
(I Pd 5,8).
Pastoral da Sobriedade é:
A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja para o enfrentamento, do problema social da exclusão, miséria e violência. Nasceu em 1998, na 36ª Assembleia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão do uso de drogas. E hoje, vai além. Trata de qualquer tipo de dependência - química ou não – vícios, manias, compulsões ou pecados. Atua de forma orgânica. É uma Pastoral Social, de Inclusão e Conjunto. É a resposta imediata na Paróquia ao flagelo da dependência química. E inicia suas atividades de forma concreta através da abertura do grupo de autoajuda da sobriedade  na Paróquia.  A identidade da Pastoral da Sobriedade é o Grupo de autoajuda. Vivencia semanalmente cada um dos 12 passos do Programa de Vida Nova, fundamentados na Palavra de Deus, na Doutrina da Igreja Católica, nos Sacramentos e na pedagogia de Jesus Libertador.
Como acontece:
O Pároco ou o responsável pela Comunidade Eclesial, por recomendação do Conselho Pastoral, por iniciativa própria ou por sugestão de algum leigo, convida um grupo de pessoas para trabalhar a favor da vida, a fim de formar na Paróquia uma equipe interessada na implantação do Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade, priorizando novas lideranças. Encaminha os componentes da equipe à participação no Curso de Capacitação de agentes da Pastoral da Sobriedade. Após o curso, os agentes articulam, em reunião com o Pároco sobre o local, dia e horário das reuniões do grupo de autoajuda. Lavram Ata dessa reunião e enviam cópia da Ata de Abertura do Grupo de Autoajuda assinada pelo Pároco para a coordenação Diocesana/Regional/Nacional.
Como acontece um Grupo de autoajuda:
São reuniões semanais, implantadas nas Paróquias ou Comunidades, onde se propõe um Programa de Vida Nova que leva à conversão.
O Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade trabalha 12 Passos, baseados na reflexão e na vivência de temas bíblicos que pretendem levar a uma conversão, a um novo programa de vida. Isto porque a Pastoral da Sobriedade não se limita apenas em bloquear o uso da droga e o abuso do álcool, mas propõe a descoberta do verdadeiro sentido da vida.
O objetivo da reunião é tratar o problema da dependência química, abrangendo o grupo familiar, sem, no entanto, promover um confronto entre eles.

Assim sendo, a metodologia do Grupo de Autoajuda da Pastoral atende as exigências permanentes da Evangelização, assim como as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil focado na Pessoa, na Comunidade e na Sociedade.
A partir das reflexões dos 12 Passos, aos poucos, essa conscientização, deve estimular a mudança de comportamento, tornando dependentes e familiares mais sensíveis ao sofrimento um do outro. Essa sensibilidade os fará mais acolhedores e compreensivos e os levará a demonstrar a caridade e o amor incondicional, que todo cristão tem o dever de vivenciar, principalmente com as pessoas mais próximas, que são as que fazem parte da própria família. A terapia do Amor.
1º passo: Admitir – Rm 7,15-20
2º passo: Confiar – Mc 10, 46-52
3º passo: Entregar – 1 Pe 5, 7-11
4º passo: Arrepender-se – Lc 15, 11ss
5º passo: Confessar – Hb 8, 12
6º passo: Renascer – Jo 3, 1-15
7º passo: Reparar – Lc 19,1-10
8º passo: Professar a fé – Rm 10, 9-11
9º passo: Orar e Vigiar – Mt 26, 36-41
10º passo: Servir – Lc 1, 39-45
11º passo: Celebrar – Mc 14, 22-25
12º passo: Festejar – Jo 2, 1-2

A Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro realizará o 19º Curso de Formação e Capacitação para novos agentes.
Será nos dias 29 e 30 de Setembro de 2012, na Sede da Pastoral,Rua Pedro Calazans nº 55, bairro Engenho Novo, Rio de Janeiro.Inscrições abertas. Investimento R$ 80,00

VOCÊ NÃO PRECISA
 DO CRACK PARA VIVER

 RIO NA PREVENÇÃO
FAMÍLIA CRISTÃ NA PREVENÇÃO
SE VOCÊ TEM ALGUEM NESTA SITUAÇÃO
PROCURE  AJUDA AGORA

Cristina de Fátima Carvalho
Coordenadora Arquidiocesana
9993-9395 / 2599-0067 / 3064-2748            
vida_yeshua@yahoo.com.br

Mairilú Lima
Coordenação de formação
 9184-9814 
rougelima@yahoo.com.br
                      
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário