sábado, 16 de março de 2013

Dengue: 35 município do Rio vivem epidemia. Baixada Fluminense está em alerta


Trinta e cinco cidades do estado do Rio já vivem uma epidemia de dengue, segundo balanço da Secretaria estadual de Saúde divulgado ontem. O número representa 38% dos municípios do estado. A situação mais grave é registrada na Região Noroeste, onde apenas Varre-Sai não integra a lista. Na Baixada Fluminense, as cidades também estão em estado de alerta porque podem enfrentar uma epidemia nas próximas semanas.

Para tentar frear o avanço da doença, a Secretaria de Saúde implantou, em parceria com as prefeituras, 46 Centros de Hidratação em em 30 municípios do estado. As regiões do Noroeste e Médio Paraíba são as que concentram mais centros. Entre os municípios, o que tem mais unidades é Volta Redonda, com oito no total.
 
- A indicação é que a população procure o posto de hidratação logo nos primeiros sintomas de febre e dores no corpo - disse Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria estadual de Saúde.
A hidratação é fundamental para reduzir o risco de agravamento da dengue.
Do início do ano até o último dia 9, foram notificados 41.409 casos de dengue em todo o estado, 24,5% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado(33.261). As duas mortes confirmadas, no último dia 7, no Hospital Municipal de Araruama ainda não foram incluídas no último balanço da Secretaria de Saúde. Portanto, segundo dados oficiais do estado, não há notificação de morte pela doença.

Na Baixada Fluminense, o número de registros de dengue cresceu 40,6%. Do início do ano até o último dia 9, foram 2.965 casos em 11 cidades da região. No mesmo período de 2012, 2.108.
Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, o aumento de notificações de transmissão da doença por três semanas ou mais consecutivas e números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo.

Fique atento aos sinais da doença

- Sintomas da doença
Febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, prostração e manchas vermelhas na pele. A pessoa com a doença pode apresentar apenas alguns desses sintomas.

- Hidratação

Qualquer pessoa com sintoma de dengue pode procurar os Centros de Hidratação, que contam com poltronas de hidratação e material para a realização de exames de sangue.
- Sinal de alerta
Se a febre passar, mas alguns dos outros sintomas persistirem, isso pode indicar que a dengue está evoluindo. O paciente deve ser reavaliado por um médico.

- Remédios

Pacientes com dengue devem beber bastante água e evitar remédios como anti-inflamatórios e ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina). Já outros remédios, como o paracetamol, devem ser usados com cautela.

- 10 minutos por semana

A campanha 10 Minutos Contra a Dengue quer estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

- Vistoria em casa

Retire os pratos sob os vasos de planta para não acumular água. Garrafas devem ficar emborcadas. Não deixe juntar água na caixa do ar-condicionado. Limpe lajes e calhas com frequência para evitar o acúmulo de água da chuva. Jogue água sanitária semanalmente nos ralos.Fonte: extra.globo







Nenhum comentário:

Postar um comentário